#MulheresTambémSabem

Motivadas pela percepção de que a pesada maioria de paineis, seminários e eventos que contam com a presença de especialistas nas áreas de Ciências Sociais, Sociais Aplicadas e Humanidades são dominadas por convidados homens, as fundadoras do #MulheresTambémSabem propõem disponibilizar uma base de dados com especialistas mulheres em uma variedade de tópicos. O objetivo é que esta base de dados seja consultada por profissionais de comunicação, organização e produção de eventos, bem como membros da academia, que desejem contatar especialistas mulheres para contribuírem com sua opinião qualificada e assim, romper com paineis de especialistas exclusivamente ou desproporcionalmente compostos por homens.

Inspirado no projeto norte-americano Women Also Know Stuff, o Mulheres Também Sabem entende que a subrepresentação de mulheres em paineis e eventos de especialistas pode e deve ser superada pela disseminação de informação a respeito de mulheres especialistas. É preciso superar a ideia equivocada de que os especialistas são convidados com base exclusiva no “mérito”: consciente ou inconscientemente, existe uma tendência de que estes eventos excluam mulheres igualmente ou mais qualificadas que os homens selecionados. Igualmente falsa é a ideia de que paineis exclusivamente masculinos ocorram “aleatoriamente”, já que estatisticamente as chances de isso ocorrer são mínimas (aguarde nossos próximos posts aprofundando essas questões!).

Entendemos que a missão do Mulheres Também Sabem diz respeito a dois aspectos: o primeiro é chamar a atenção do nosso público-alvo e também do público em geral sobre a falácia dos paineis dominantemente masculinos, e provocar a reflexão sobre os prejuízos dessa visão. O segundo é facilitar uma possível solução para o problema, pela disponibilização de uma base de dados de fácil acesso com mulheres especialistas em diversos assuntos e que possa ser consultada para aumentar a presença de mulheres em entrevistas, paineis, seminários, congressos, ementas de disciplinas e citações em pesquisa.

Convidamos você a explorar a nossa página e a ajudar a divulgá-la. Se você é uma especialista que cumpre nossos critérios de inscrição e deseja ver o seu nome listado no nosso banco de contatos, basta preencher um rápido cadastro. Se você conhece alguma mulher especialista que acredita que deveria estar listada no nosso site, envie o link do Mulheres Também Sabem a ela agora mesmo! Se você é jornalista, acadêmica/o, organizadora/o de eventos ou qualquer profissional que reconhece a necessidade de lutar contra paineis e ementas totalmente ou desproporcionalmente compostos por especialistas masculinos, explore a nossa base de dados e fique atenta/o às constantes atualizações.

Se você apenas gostou da nossa ideia e do nosso projeto, nos siga em nossas redes sociais e ajude a divulgar o Mulheres Também Sabem compartilhando nossos conteúdos!

Carolina Moehlecke